Maria Margarida Duarte Ramos Caramona

Professora Catedrática jubilada | Faculdade de Farmácia Universidade de Coimbra

Maria Margarida Duarte Ramos Caramona, é actualmente professora catedrática jubilada da Universidade de Coimbra, doutorada em Farmácia, na especialidade de Farmacologia pela mesma universidade, desde Outubro de 1985. Em Outubro de 1995 realizou as provas para a obtenção do título de agregado ao 3º grupo de disciplinas da Faculdade de Farmácia de Coimbra – Ciências Farmacêuticas (subgrupo de Farmacologia agora identificado como Grupo de Farmacologia e Cuidados Farmacêuticos). Em Dezembro 1997, tomou posse do lugar de Professora Catedrática de Farmacologia desta Faculdade.

Na sua atividade docente ministrou aulas em várias disciplinas das áreas da Farmacologia Experimental e Aplicada, Farmacoterapia e Farmácia Clinica. Fez parte da Comissão de Estágios da licenciatura em Ciências Farmacêuticas e do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas.

Participou em diversos órgãos de gestão da faculdade tendo sido presidente do Conselho Pedagógico, do Conselho Científico e da Assembleia de Representantes. Foi também Presidente da Sociedade Portuguesa de Farmacologia e representante de Portugal na Sociedade Europeia de Farmácia Clínica. Entre 1989 e 1995 foi presidente da Secção Regional de Coimbra da Ordem dos Farmacêuticos tendo nesse período integrado a Direção Nacional. Desde de Fevereiro de 2016 é Presidente do Conselho Jurisdicional Nacional da Ordem dos Farmacêuticos.

Participa desde 2000 na elaboração do “Prontuário Terapêutico” e no INFARMED integra as comissões técnicas da Farmacopeia Portuguesa, do Uso Racional de Medicamentos e Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica.

Na atividade científico/profissional tem integrado projetos de investigação em Farmacologia e Cuidados Farmacêuticos, que lhe têm permitido a participação com apresentação de trabalhos em cerca de duas centenas de congressos nacionais e internacionais e levado á publicação de centena e meia de trabalhos científicos publicados em várias revistas nacionais e internacionais.