Hortência Salett Müller Tierling

Vice-Presidente | Conselho Regional Farmácia do Estado Santa Catarina

  • Farmacêutica | Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó – Santa Catarina

Farmacêutica, diplomada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1991.

Pós Graduada em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP/FIOCRUZ, em 1996.

 

› Fiscal sanitarista em cargo efetivo no Departamento de Vigilância Sanitária de Chapecó/Santa Catarina desde 1993.

› Presidente do Conselho Regional de Farmácia do estado de Santa Catarina, de 2009 a 2017.

› Integrou o comitê assessor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, para o programa Farmácia Notificadora de 2005 a 2006.

› De 1999 a 2003 foi inspetora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, para o Programa de Inspeção na Indústria Farmacêutica e Farmoquímica e nos Serviços de Hemoterapia de todo o país.

 

Foi diretora do Sindicato dos Farmacêuticos de SC. Como diretora e conselheira do CRF-SC, defendeu a ampliação da Assistência Farmacêutica e a regionalização do CRF-SC. Sua atuação foi sempre de diálogo direto com os profissionais farmacêuticos, com universidades, gestores da saúde, Ministério Público e entidades da categoria no Brasil e no exterior.Atuou nas lutas políticas pela aprovação da Lei Federal 13.021/2014 e na Lei Estadual 16.473/2014, que trata da aplicação de vacinas em farmácias e drogarias e da manipulação de medicamentos e produtos isentos de prescrição médica, mediante prescrição farmacêutica.

Atualmente integra o grupo de trabalho em Vigilância Sanitária do Conselho Federal de Farmácia, como vice coordenadora. Também integra o Conselho Estadual de Saúde de Santa Catarina e é membro efetivo do Colegiado do Curso de Farmácia da Universidade Federal de Santa Catarina.