Afonso Cavaco

Professor Associado em Socio-Farmácia | Faculdade de Farmácia Universidade de Lisboa

Afonso Miguel Cavaco é licenciado em Ciências Farmacêuticas (FFUL), mestre em Farmácia Comunitária (FFUL) e doutorado em Farmácia Prática e Política Farmacêutica (Uni. Londres, UK). Realizou um pós-doutoramento como Fulbright Fellow na Bloomberg School of Public Health da Universidade Johns Hopkins (EUA), em Comunicação em Saúde.

Atualmente é Professor Associado na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, responsável pelo ensino de pré-graduação em Farmácia Social, bem como por cursos de pós-graduação onde leciona em Comunicação em Saúde e Gestão em Farmácia.

Foi professor de Farmácia Social em tempo integral na Universidade de Oslo (Noruega), sendo atualmente professor visitante na Universidade de Helsínquia (Finlândia) na mesma área. Tem publicado trabalhos originais em revistas científicas indexadas, com fator de impacto, sobre temas de comunicação relativos ao uso do medicamento, entre outros.

Os seus principais interesses de pesquisa são os estudos de interação cliente-profissional de saúde (incluindo comunicação não-verbal), a investigação em informação escrita sobre saúde e a segurança do paciente.