Tania Maria Lemos Mouço

Presidente @ Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro

Farmacêutica, graduada pela UFF em Farmácia Bioquímica em 1978. Tem mestrado em Ciências Biológicas pela UFRJ, na área de Fisiologia Endócrina do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. É especialista em Atenção Farmacêutica/Farmácia Clínica pelo Instituto Racine, título obtido em 2008.

Atuou no Laboratório de Análises Clínicas do Centro Previdenciário de Niterói (CPN – Niterói), com cargo de Gestão e como Técnica responsável nos setores de Hormônios e Marcadores Tumorais e Bioquímica Clínica.

Como docente participa há 30 anos da formação de Farmacêuticos de diversas Universidades, como UNIGRANRIO UBM e UNISUAM. Atualmente é responsável por disciplinas como Atenção Farmacêutica, Práticas Farmacêuticas e Deontologia. Coordenou o Projeto em Atenção Farmacêutica para pacientes diabéticos e hipertensos atendidos no ambulatório da Policlínica Duque de Caxias na UNIGRANRIO.

Atuou como Supervisora Técnica e Coordenou o Serviço de Referência do “Programa Primeiros Passos”, da triagem neonatal do Estado do Rio de Janeiro atuando no Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia – IEDE de 2011 a 2015.

No CRF RJ participou do Fórum permanente em Atenção Farmacêutica que culminou com a edição do livro sobre Serviços Farmacêuticos, sendo uma das autoras do livro, no capítulo sobre Indicação Farmacêutica. Como Conselheira do CRF RJ foi presidente da Comissão Científica dos 6º e 7º Congresso RIOPHARMA de Ciências Farmacêuticas, realizados em 2011 e 2013. Foi responsável por escrever e implantar o EDUFAR, o 1º Programa educação continuada para todos os farmacêuticos do Estado do Rio de Janeiro no período 2012-2013. Exerceu o cargo de Diretora Tesoureira do CRF-RJ em 2012-2013 e possui mandato como conselheira regional de 2014-2017, com renovação para o período 2018-2021.