Lauro D. Moretto

Presidente @ Academia Nacional de Farmácia Academia Brasileira de Ciências Farmacêuticas

Presidente
Academia Nacional de Farmácia
Academia Brasileira de Ciências Farmacêuticas

Lauro D. Moretto é farmacêutico bioquímico, formado em 1963 pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo.
Atuou como docente na referida faculdade no período de 1964 a 2008, tendo sido docente das disciplinas Química Analítica Quantitativa, Tecnologia Químico-Farmacêutica e Supervisão da Produção.
É mestre em Tecnologia Químico-Farmacêutica e Doutor em Ciências dos Alimentos, pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de São Paulo.
Desenvolveu atividades profissionais em cargos técnicos e de direção de 1961 a 1992 em indústrias farmacêuticas: Johnson & Johnson do Brasil, Instituto de Angeli do Brasil e Boehringer Ingelheim Brasil.
Atuou como Vice-Presidente Executivo do Sindusfarma – Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo no período de 1992 a 2014.
É autor do livro “Gerenciamento da Produção para Farmacêuticos”, coautor de 55 livros técnico-regulatórios e de segurança no trabalho que compõem coletâneas do Sindusfarma. É coordenador de 5 livros institucionais do Sindusfarma.
É autor de artigos científicos e de divulgação sobre assuntos de gestão e de temas da regulamentação sanitária.
Atuou como membro da CTNio – Comissão Técnica Nacional de Biossegurança do Ministério da Ciência e Tecnologia, como Conselheiro do CNS – Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde e do CONCEA – Conselho Nacional do Controle da Experimentação Animal do Ministério de Ciência e Tecnologia.
Atuou como membro da Comissão Permanente da Farmacopeia Brasileira da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde e atualmente é membro do Conselho Deliberativo da Farmacopeia Brasileira da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde.
É Membro Titular da Academia Nacional de Farmácia desde 2004, tendo sido eleito Presidente para as gestões de 2011-2013 e reeleito sucessivamente para os períodos de 2013-2015 e 2015-2017.
É assessor do Sindusfarma para assuntos regulatórios e educacionais.